SENAI CETIQT lança portal para auxiliar a Bioeconomia brasileira

Encontro contará com profissionais de ICT’s e empresas do ramo e será transmitido online.

No próximo dia 15 de junho, o SENAI CETIQT – Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil reunirá em evento online, atores relevantes da Bioeconomia no Brasil. O objetivo do encontro é discutir o assunto, dando retorno à comunidade acerca da proposta piloto do Portal de Bioeconomia, bem como os resultados das pesquisas realizadas. O objetivo do Portal é ser o ponto de encontro, de disseminação e de realização de negócios de forma a incrementar a bioeconomia no país. O evento terá início às 17h, com transmissão no YouTube do SENAI CETIQT.

De acordo com Victória Santos, Coordenadora de Inteligência Competitiva do SENAI CETIQT, o evento será um ponto de encontro de todos os stakeholders da área de bioeconomia. “Será um momento de disseminação de conhecimento e também para a exposição dos desafios e discussão estratégica na busca de soluções que atendam às necessidades dos atores desse cenário tecnológico, sejam eles de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT’s), empresas, startups, associações, órgãos de fomento, entre outros.”, revela.

A programação conta com a participação da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI); a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a FINEP, agência financiadora de estudos e projetos, além de representantes do SENAI CETIQT.

O que é a Bioeconomia

De acordo com o Portal da Indústria,  Bioeconomia é a ciência que estuda os sistemas biológicos e recursos naturais aliados à utilização de novas tecnologias com propósitos de criar produtos e serviços mais sustentáveis. A bioeconomia está presente na produção de vacinas, enzimas industriais, novas variedades vegetais, biocombustíveis, cosméticos entre outros. Ela emprega novas tecnologias a fim de originar uma ampla diversidade de produtos. Engloba as indústrias de processamento e serviços e relaciona-se ao desenvolvimento e à produção de fármacos, vacinas, enzimas industriais, novas variedades vegetais e animais, bioplásticos e materiais compósitos, biocombustíveis, produtos químicos de base biológica, cosméticos, alimentos e fibras.

O SENAI CETIQT

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Criado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.