ABBI – Associação Brasileira de Bioinovação
linkedinyoutube
Notícias
9 de Maio de 2020

Soleá Brasil é finalista no prêmio Planet of Plenty da Alltech

Soleá Brasil é finalista no prêmio Planet of Plenty da Alltech levando a macaúba como solução sustentável para a produção de óleos vegetais

Com o olhar voltado para um mundo que demanda alimentos e energias renováveis sustentáveis, a Soleá Brasil vem trabalhando no cultivo, processamento e desenvolvimento de produtos provenientes da macaúba. Sob o conceito “da semente ao ingrediente”, a empresa transformou a espécie nativa em cultura agrícola, atendendo às demandas de um novo mercado que preza pela sustentabilidade ambiental, econômica e social.

A macaúba possui produtividade duas vezes maior quando comparada ao seu principal concorrente de mercado – palma de óleo (dendê) e tem uma demanda hídrica 50% menor, possibilitando seu cultivo em clima seco e adverso. Com a macaúba é possível transformar pastagens degradadas em florestas sustentáveis.

A versatilidade dos produtos da macaúba é representada pela natureza de seus óleos, farinhas e biomassa. Alinhada aos preceitos da bioeconomia sustentável, a Soleá Brasil investe na agregação de valor dessas matérias-primas transformando-as em produtos que atendam a demandas de diferentes mercados: produção de biocombustíveis, ingredientes para a indústria de alimentos, nutrição animal e indústria de química verde.

O trabalho iniciado em 2009 guarda uma trajetória de superações. Foi preciso domesticar a espécie, promovendo o aprimoramento genético da planta, desenvolver técnicas de cultivo agrícola e estruturar a cadeia produtiva para, finalmente atuar no processamento industrial, transformação e aplicação dos produtos.

O modelo de inovação e sustentabilidade com a macaúba, espécie nativa do Brasil, liderado por Felipe Morbi, CEO da Soleá é mais do que um case inspirador. Por isso, ele concorre ao prêmio Planet of Plenty da Alltech, que acontecerá na conferência ONE, que ocorrerá virtualmente entre os dias 18 e 22 de maio.

A premiação da Altech reconhece que a sustentabilidade deve pautar a estratégia de investimento de grandes empresas e fundos ao redor do mundo e dá voz àquelas histórias que colocam a agricultura na direção de um Planet of Plenty (planeta de abundância, tradução literal).

Dito isso, anualmente Alltech realiza a conferência ONE: The Alltech Ideas, com o propósito de reconhecer agricultores, estudantes, empreendedores, empresas, organizações sem fins lucrativos e educadores que estão colocando o poder da agricultura para trabalhar para a criação de um Planet of Plenty (lema da empresa).

Alltech é uma empresa americana fundada em 1970 pelo cientista irlandês Dr. Pearse Lyons, com o intuito de encarar os desafios da alimentação nutritiva para todos os seres vivos do mundo. Por meio do Planet of Plenty (Planeta de Abundância, tradução literal), visão da Alltech, eles compartilham os objetivos da empresa em fazer a diferença para a humanidade, por meio da ciência e tecnologia, aliado à agricultura para tornar o mundo mais sustentável, com alimentação nutritiva ao homem e aos animais, respeitando solo, e mantendo os recursos naturais preservados.

Fontes: foto fruto da macaúba, foto Felipe Morbi, CEO Soleá. 

#EntreNoBiofuturo #Bioeconomia #ABBI #FPBioeconomia #Bioinovacao #Sustentabilidade