ABBI – Associação Brasileira de Bioinovação
linkedinyoutube

Diretoria

Thiago Falda Leite – Presidente Executivo

Na ABBI desde 2015, Thiago assumiu a Diretoria de Assuntos Técnicos e Regulatórios em março de 2016 com a missão de implementar e liderar a agenda regulatória, um dos três pilares estratégicos da associação, e de atuar nas demais frentes de ação. Durante este período, Thiago contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento de importantes ações da Associação, como a criação da Frente Parlamentar da Bioeconomia. Biólogo graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Doutor em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), Thiago tem mais de 15 anos de experiência na área de biotecnologia, sete dos quais dedicados à representação setorial. Com destacada atuação nos temas Biossegurança de OGMs, Propriedade Intelectual e Biodiversidade, é representante titular da Confederação Nacional da Industria (CNI) no Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), atuando, inclusive, nas discussões no cenário internacional.

Maurício Muller Adade – Presidente do Conselho Diretor

Maurício Muller Adade é Engenheiro de Alimentos formado pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Brasil, com MBA em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda & Marketing (ESPM) em São Paulo, Brasil. Maurício faz carreira na DSM desde 1988, quando começou a trabalhar na Roche Vitaminas na cidade de São Paulo como gerente técnico e de marketing. Em 1992, foi nomeado Diretor de Nutrição e Saúde Humana da Roche no México e, em 1998, foi transferido para Cingapura como Diretor Regional de Nutrição e Saúde Humana Ásia/Pacífico, onde permaneceu até a sua promoção, em 2001, para Vice-Presidente Global da Unidade Industrial Fármacos, na sede da Roche Vitaminas em Basileia, Suíça. Após a aquisição da Roche Vitaminas pela Royal DSM em Outubro de 2003, Maurício Adade foi nomeado Vice-Presidente Executivo e Head Global de Marketing da DSM Nutritional Products e, em Janeiro de 2006, Presidente Global de Nutrição e Saúde Humana da DSM. Em Junho de 2010, Maurício Adade assumiu a posição de Diretor de Marketing na sede da DSM em Heerlen. Nesta função, era responsável pelos programas e inovações em Marketing & Vendas da companhia, liderando as unidades de negócio, com foco centrado no cliente, portanto, incrementando a efetividade para melhores resultados das unidades. Desde Março de 2015, Maurício está de volta ao Brasil, na posição de Presidente da DSM para América Latina.Na sua posição atual, é responsável por implantar estratégias regionais em 16 países na região, liderando mais de 2000 pessoas. Desde 02 de Fevereiro de 2016, Maurício é Presidente dos Programas & Parcerias Globais sobre Desnutrição e Presidente da Junta de Alimentos melhorados da África, em Ruanda – África. O objetivo principal é desenvolver e implantar, de modo ativo, parcerias públicas, privadas e outras, assim como programas, abordando, de forma efetiva, os problemas da fome oculta e desnutrição em todo o globo.

Raphaella Gomes – Vice-presidente do Conselho Diretor

Raphaella Gomes é Head de Biomassa e Renováveis do Grupo Raízen, responsável pelo negócio de cogeração de energia elétrica a partir de biomassa, biogás, etanol de segunda geração e também por novos negócios em energia renovável. É Vice-Presidente do Conselho da Associação Brasileira de Bio Inovação (ABBI) e Conselheira da ABiogás. É conselheira de várias empresas da Raízen no Brasil e no exterior além de diretora da Fundação Raízen e do Instituto Raízen Cultura. Com mais de 7 anos na Raízen, a executiva já ocupou o cargo de Head da Raízen Ventures (diretora de Inovação) e, anteriormente, atuava como diretora Jurídica Corporativo e M&A do Grupo Raízen. Gomes é advogada formada em Direito pela UFF com especialização em Direito Corporativo e Mercados de Capitais na FGV e em 2017 foi nomeada pela prestigiada instituição da Legal 500 como uma das advogadas mais influentes e inovadoras da região tendo sido incluída na General Counsel’s POWERLIST BRAZIL.

Mateus Schreiner Garcez Lopes – Diretor

Mateus Schreiner Garcez Lopes, PhD, MBA atua como Gerente Global de Inovação em Tecnologias Renováveis ​​e lidera o Grupo de Biotecnologia da Braskem, maior empresa petroquímica das Américas e considerada uma das 50 empresas inovadoras do mundo pela Fast Company (2014) e nomeada como empresa Global Compact LEAD pelo Global Compact da ONU. Mateus é responsável por projetos de avaliação de tecnologia, parcerias, projetos de open innovation e P&D relacionados à biotecnologia e tecnologias renováveis, incluindo os Centros de Pesquisa de Químicos Renováveis ​​em Campinas/Brasil e Cambridge/EUA. Mateus trabalhou na Friedrich-Alexander-Universität na Alemanha, no Natural Energy Institute (EUA) e no Instituto de Biotecnologia da UNAM (México). É membro do Conselho Consultivo Industrial do Centro de Pesquisa em Engenharia de Biologia Sintética da NSF (SynBERC), fundador da primeira comunidade online de biologia sintética do Brasil (http://scienceblogs.com.br/ synbiobrasil /), mentor do primeiro acelerador de biologia sintética nos EUA (Indie.Bio) e consultor da Lotam (startup brasileira de agroquímico iRNA), além de membro do Conselho da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI).