Olá,
A Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) iniciou 2025 com uma série de ações cruciais para o desenvolvimento da bioeconomia no Brasil e no mundo. Os primeiros três meses do ano foram uma prévia do intenso trabalho que precisa ser desenvolvido pela nossa entidade, pelo poder público, pelo setor produtivo, pelas associações representativas e pela academia em torno do tema até dezembro. Para se ter uma ideia, a própria mensagem presidencial ao Congresso Nacional cita a bioeconomia 75 vezes, um recorde absoluto nos últimos cinco anos.
A ABBI iniciou o ano com seu planejamento estratégico, que também marcou as posses de Maurício Adade e Miguel Sieh na presidência e vice-presidência do Conselho Diretor, respectivamente. Ambos assumiram com a missão de conduzir a atuação da entidade no debate público e contribuir para a construção de um ambiente propício à bioinovação em nosso país. Foi durante esse encontro que também demos boas-vindas às nossas três novas associadas: Mercuria, Nova Nordisk e Senai Cimatec.
No setor público, a associação vem atuando intensamente na formulação do Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio), especialmente por meio de sugestões apresentadas nos grupos de trabalho de bioimassa e bioindústria. Também colaboramos com a formulação da posição brasileira na Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP 16), que teve sua segunda rodada de negociações em Roma.
A associação também teve encontros com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para tratar de sugestões para o trabalho da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), além de participar ativamente das reuniões regulares da Conexão SAF, que debate a ampliação e o uso de combustíveis sustentáveis na aviação.
No campo internacional, a ABBI se fez presente em reuniões, webinares e outros fóruns com representantes dos Países Baixos, Argentina e da Organização Mundial do Comércio (OMC), sempre levando as melhores experiências para alavancar a bioinovação e colhendo sugestões internacionais.
O resumo de todo o trabalho desenvolvido pela entidade nessas diferentes arenas está disponibilizado nesta newsletter.
Sugestões e colaborações, como sempre, são muito bem-vindas.
Obrigado pela atenção.
Uma boa leitura!
Thiago Falda, presidente executivo da ABBI
Veja o boletim na íntegra abaixo: