Ministério da Agricultura e Pecuária, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, ABBI e SENAI CETIQT realizam apresentação na Tecnoshow

Painel – Estudo estratégico de bioinsumos para substituir o uso de fertilizantes em gramíneas será realizado no dia 30 de março, a partir das 15h30.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI), e o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI CETIQT), com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), realizam no dia 30 de março, a partir das 15h30, o painel – Estudo estratégico de bioinsumos para substituir o uso de fertilizantes em gramíneas, na Feira de Tecnologia em Agronegócio (Tecnoshow COMIGO), em Rio Verde/GO.

O painel visa apresentar estratégias que podem ser adotadas para o desenvolvimento e ampliação do uso de insumos de base biológica associados à fixação biológica de nitrogênio e à solubilização de fósforo e potássio, entre outros, reduzindo a dependência da agricultura brasileira de fertilizantes importados e contribuindo para o desenvolvimento de uma agricultura de baixo carbono.

Participarão do painel Marco Antônio Nogueira, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), unidade Soja; e Edson Luiz Souchie, professor e diretor do Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio), do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), campus Rio Verde. Por meio de videoconferência participarão Thiago Falda, Presidente Executivo da ABBI; e Jose Ivo Baldani, pesquisador da Embrapa, unidade Agrobiologia.

O painel – Estudo estratégico de bioinsumos para substituir o uso de fertilizantes em gramíneas faz parte do Projeto de Cooperação Técnica Internacional para a “Modernização da Gestão Estratégica do Mapa para aperfeiçoar as políticas públicas de promoção do desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e competitividade do agronegócio” – PCT/BRA/IICA/16/001.

A apresentação também tem o objetivo de estimular a sociedade a desenvolver tecnologias com o uso de novos recursos e matérias-primas de base sustentável, fortalecer a cadeia de bioinsumos, estimular a geração de conhecimento e capacitação de técnicos, produtores e agentes envolvidos no segmento de bioinsumos e bioprodutos.

A Tecnoshow é realizada no Centro Tecnológico COMIGO (CTC) localizado no Anel Viário Paulo Campos, km7, em Rio Verde, Goiás, de 27 a 30 de março. O painel – Estudo estratégico de bioinsumos para substituir o uso de fertilizantes em gramíneas será transmitido ao vivo no canal do YouTube da ABBI: https://www.youtube.com/watch?v=3Jb8tsNLZT4.