IFF e DSM anunciam acordo para oferecer leveduras avançadas para a produção de etanol de primeira geração

CEDAR RAPIDS, IA (2 de junho de 2021) – A divisão de Health & Biosciences da IFF, líder mundial em soluções de biotecnologia sustentável, anunciou hoje que firmou um acordo para oferecer leveduras avançadas para a produção de etanol de primeira geração desenvolvidas pela DSM Bio-Based Products & Services. Sob os termos deste contrato, a linha de produtos eBoost® da DSM se tornará imediatamente parte da plataforma XCELIS® Ethanol Solutions da IFF e será oferecida e apoiada pela experiente equipe comercial global da IFF. Além disso, a equipe de P&D da IFF irá colaborar com os cientistas da DSM para acelerar o desenvolvimento contínuo produtos de levedura de alto desempenho da IFF. Ao combinar os pontos fortes das tecnologias patenteadas e proprietárias das empresas, a plataforma XCELIS® Ethanol Solutions da IFF entregará novas leveduras com rendimento, robustez e expressão enzimática incomparáveis.

A mais nova levedura da DSM, eBoost® GTX, está atualmente passando por testes de planta nos Estados Unidos. Ela oferece baixo glicerol, alto rendimento de etanol e até 70% de reposição de glucoamilase. A IFF lançará o eBoost® GTX junto com outros novos produtos de levedura durante 2021, incluindo SYNERXIA® Suprema e SYNERXIA® Sustenta.

Atul Thakrar, presidente da DSM Bio-based Products & Services declarou: “Estamos entusiasmados com o potencial deste acordo com a IFF. Ao adicionar nossa linha de produtos eBoost® à plataforma da IFF, a IFF entregará ainda mais valor aos produtores de etanol, graças a uma tecnologia e portfólio de levedura aprimorados, enzimas complementares, ferramentas de dados avançadas, fornecimento e infraestrutura regulatória globais e uma ampla equipe técnica e comercial. Essa colaboração é a maneira ideal de fornecer os benefícios de nossas tecnologias de levedura ao grupo mais amplo de produtores de etanol em todo o mundo”.

Cindy McCracken, Vice-Presidente do negócio de Grain Processing da IFF Health & Biosciences, declarou: “Estamos prontos para atender às necessidades de clientes novos e atuais da IFF e da DSM. Conforme nos aproximamos do “International Fuel Ethanol Workshop & Expo”, em julho, a equipe espera apoiar a indústria com o mais amplo portfólio de produtos de levedura e enzimas e a tecnologia para impulsionar um desempenho operacional e financeiro superior”.

Leveduras de alto rendimento e outros avanços na indústria do etanol permitiram que os produtores dos EUA aumentassem os rendimentos do etanol em 6,5%, reduzissem o gasto de energia em 24% e entregassem quantidades cada vez maiores de biocombustíveis de baixo carbono e ração animal*. Ao aumentar os rendimentos, acelerar a fermentação, reduzir o consumo de energia e produtos químicos, a plataforma XCELIS® Ethanol Solutions da IFF está ajudando os produtores de etanol a enfrentar os desafios do mercado de energia renovável de hoje.

Dr. Casper Vroemen, Vice-Presidente Global de Pesquisa e Desenvolvimento de IFF Health & Biosciences, declarou: “O desenvolvimento contínuo das melhores modalidades comerciais de nossa tecnologia de levedura tem sido o foco principal de nossa plataforma de tecnologia de processamento de grãos. Estamos muito satisfeitos em adicionar a tecnologia DSM à nossa plataforma para oferecer melhorias no rendimento da fermentação com formação reduzida de subprodutos”.

* Análise retrospectiva da indústria de etanol de milho dos EUA de 2005 a2019: implicações para as reduções de emissões de gases de efeito estufa. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/bbb.2225?af=R

Sobre DSM Bio-based Products & Services

A DSM Bio-based Products & Services faz parte da Royal DSM, uma empresa global, dirigida por propósito e baseada na ciência, ativa em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável. O objetivo do DSM é criar vidas mais brilhantes para todos. A DSM aborda alguns dos maiores desafios do mundo com seus produtos e soluções, ao mesmo tempo em que cria valor econômico, ambiental e social para todos os públicos de interesse – clientes, colaboradores, acionistas e sociedade em geral. A DSM oferece soluções inovadoras para nutrição humana, nutrição animal, cuidados pessoais e aroma, dispositivos médicos, produtos e aplicações ecológicos e nova mobilidade e conectividade. A DSM e suas empresas associadas geram vendas líquidas anuais de cerca de € 10 bilhões, com aproximadamente 23.000 funcionários. A empresa foi fundada em 1902 e está listada na Euronext Amsterdam. Mais informações podem ser encontradas em www.dsm.com.

Sobre IFF Health & Biosciences
Inspirada pela natureza e diferenciada pelas suas capacidades de biociência e microbioma de categoria mundial, a plataforma Health & Biosciences (H&B) da IFF é um parceiro de inovação líder para clientes numa vasta gama de produtos de consumo, setores industriais e agrícolas. A H&B trabalha em estreita colaboração com os nossos clientes para melhorar produtos – e os seus processos – para fornecer soluções mais seguras, saudáveis e sustentáveis.

Sobre a IFF

Na IFF (NYSE: IFF), líder do setor de alimentos, bebidas, saúde, biociências e experiências sensoriais, onde a ciência e a criatividade se encontram para criar soluções essenciais para um mundo melhor – de ícones globais a inovações e experiências inesperadas. Com a beleza da arte e a precisão da ciência, somos um grupo internacional de pensadores que fazem parcerias com clientes para trazer aromas, sabores, experiências, ingredientes e soluções a produtos que o mundo deseja. Juntos, faremos o melhor para as pessoas e o planeta.  Saiba mais em iff.com, , Twitter, Facebook, Instagram y LinkedIn.