Embrapa Agroenergia celebra 16 anos de pesquisa rumo à economia de baixo carbono

A Embrapa Agroenergia completa na próxima terça-feira (24/5) o seu 16º aniversário, celebrando a realização de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a transição rumo à economia de baixo carbono, também chamada de bioeconomia. Em comemoração à data de fundação desta que é uma das 43 unidades de pesquisa da Embrapa, será realizada uma cerimônia aberta ao público a partir das 10h, na mesma data. O evento será 100% on-line e transmitido pelo canal da Embrapa no YouTube.

Na abertura do evento, o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e membro do Comitê Assessor Externo (CAE) da Embrapa Agroenergia, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, falará sobre “Transição para uma economia de baixo carbono: o papel da agricultura e dos biocombustíveis”.

Em seguida, serão apresentadas as contribuições da Embrapa Agroenergia para a transição do Brasil para uma economia de baixo carbono e as tecnologias desenvolvidas para o mercado de insumos biológicos renováveis. “Nossos ativos tecnológicos foram desenvolvidos em parceria com diversas empresas brasileiras e com apoio do Sebrae e da Embrapii. Buscamos a inserção estratégica do Brasil na bioeconomia”, enfatiza o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso. 

Para conhecer a história da Embrapa Agroenergia, clique aqui.

Aplicativo Mais Canola

Um dos destaques da cerimônia será o lançamento de uma nova solução tecnológica para produtores de canola do Brasil, desenvolvida integralmente pela equipe da Embrapa Agroenergia: o aplicativo Mais Canola. A ferramenta ainda está na versão beta para testes e disponível gratuitamente para download na loja do Google (Play Store) e, em breve, na loja da Apple (Apple Store). 

“A ideia do aplicativo é auxiliar o produtor no manejo da canola, enviando notificações quanto às épocas dos tratos culturais, como adubação de cobertura e monitoramento de determinadas pragas e doenças, entre outras funcionalidades”, explica o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, Bruno Laviola. 

Assinatura de Acordos de Cooperação Técnica 

Na cerimônia serão apresentados três novos Acordos de Cooperação Técnica assinados com empresas parceiras para a cocriação e o codesenvolvimento de tecnologias visando àprodução de insumos biológicos promotores do crescimento vegetal. Os contratos foram assinados com as empresas Dendê do Pará S.A (Denpasa) e Vita Amazon, ambas com sede no Pará; com a Multitécnica, localizada em Sete Lagoas (MG); e com a Dimiagro Fertilizantes, com sede em Formosa (GO).

Com a Denpasa, a Embrapa Agroenergia irá criar um insumo biológico para substituir o NPK mineral no mercado brasileiro a partir de biomassas residuais da agroindústria do dendê (palma de óleo), enriquecendo-as com minerais e fazendo a sua fermentação com fungos filamentosos e bactérias promotoras do crescimento vegetal.

Com as empresas Vita Amazon e Multitécnica, a ideia é obter insumos biológicos para a nutrição de plantas a partir de resíduos agroindustriais provenientes das cadeias do açaí e da avicultura. O último acordo foi assinado com a Dimiagro Comércio de Fertilizantes e refere-se à produção de biofertilizantes para aumentar a produtividade da soja.

Assista aqui ao vídeo que apresenta os resultados obtidos das parcerias firmadas com a Embrapa Agroenergia para o desenvolvimento de insumos biológicos a partir de processos ambientalmente renováveis.

Webinar 

Para fechar as comemorações do 16º aniversário da Embrapa Agroenergia, será realizado na quarta-feira, 25/5, às 10h, o webinar “Transição para uma economia de baixo carbono: o papel da (bio)tecnologia”, em formato de bate-papo, com a participação do presidente executivo da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI), Thiago Falda; do chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso; da gerente-executiva da Suzano, Cláudia Madrid, e do diretor da RaÍzen, Mateus Lopes. O evento também será aberto ao público e transmitido pelo canal da Embrapa no YouTube.


Serviço:
16º aniversário da Embrapa Agroenergia
Dia: 24/5 (terça-feira) e 25/5 (quarta-feira)
Hora: 10h
Link para acessar: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=1lNpEiTUHIs

Irene Santana (Mtb 11.354/DF)
Embrapa Agroenergia

Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: (61) 3448-1581