Braskem firma parceria com a holandesa NXTLEVVEL Biochem para estudos sobre o mercado de solventes renováveis

São Paulo, 5 de maio de 2021 – O mercado de solventes é um dos principais negócios da Braskem e, para avançar nesse segmento, a companhia firmou parceria com a companhia holandesa NXTLEVVEL Biochem para a realização de estudos com foco na comercialização de soluções produzidas a partir de matéria-prima renovável. O acordo teve início em janeiro e deve ser concluído dentro de nove meses.

Com sede na Holanda, a NXTLEVVEL é uma joint venture que combina o conhecimento industrial da Towell Engineering Group com a tecnologia de ponta desenvolvida pela GFBiochemicals. A companhia possui tecnologia própria e vasta experiência em soluções de alto desempenho para a química sustentável que, somadas ao empenho e dedicação da Braskem no desenvolvimento de produtos químicos, serão o ponto de partida para ampliar ainda mais o portfólio de solventes da companhia na América Latina.

Fábio Barbosa, diretor do negócio de Solventes da Braskem, explica que a parceria engloba a comercialização de soluções para segmentos como o de tintas e revestimentos, agroquímicos, homecare e I&I cleaning (limpeza industrial e institucional, em tradução livre). “Nosso objetivo é somar forças para dar sequência à nossa estratégia de diversificação de matéria-prima e construir um mundo mais sustentável, além de aumentar a nossa presença de mercado”, afirma.

“A NXTLEVVEL e a Braskem trabalham juntas para identificar mercados para derivados do ácido levulínico¹, impulsionando a potência da nossa tecnologia junto à liderança de mercado da Braskem em solventes”, diz Aris de Rijke, CEO da NXTLEVVEL Biochem. “A tecnologia da NXTLEVVEL é bastante inovadora e exclusiva possibilitando, pela primeira vez, a produção de derivados do ácido levulínico em escala industrial. A base principal é a tecnologia patenteada que utiliza o ácido levulínico, derivado de biomassa e seus ésteres, para a produção acessível de solventes e outros químicos de origem renovável”, ele conclui.

Além de buscar ser a representante dos produtos da NXTLEVVEL na América Latina, a Braskem segue comprometida com o desenvolvimento de solventes renováveis próprios. O mercado de solventes na América Latina registra vendas de cerca de 1,5 milhão de toneladas por ano, sendo aproximadamente 55% (800 kton/ano) deste volume comercializado no Brasil, onde a Braskem já detém 25% de participação de mercado.

 ¹ O ácido levulínico é um químico produzido a partir de matérias-primas renováveis.

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. Tendo a inovação como base do seu DNA corporativo, a Braskem oferece um portfólio completo de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens de alimentos, construção, indústrias, setor automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 58,5 bilhões (US$ 11,3 bilhões), a Braskem exporta seus produtos para clientes em mais de 100 países.

 Sobre a NXTLEVVEL

Companhia privada com sede na Holanda, a NXTLEVVEL produz em escala comercial produtos químicos de última geração derivados de biomassa. A NXTLEVVEL, joint venture fundada em 2018, combina o conhecimento industrial da Towell Engineering Group (Sultanato de Omã) com a tecnologia de ponta desenvolvida pela GFBiochemicals. A GFBiochemicals foi fundada em 2008 e detém 200 patentes para sua tecnologia exclusiva que é líder mundial em biossolventes, polióis e plastificantes à base de ácido levulínico. O ácido levulínico é considerado um elemento fundamental de origem renovável que possibilita a produção de um extenso portfólio de derivados.

Braskem nas redes sociais

www.facebook.com/BraskemSA
www.linkedin.com/company/braskem
www.twitter.com/BraskemSA

Para assessoria de imprensa da Braskem, favor contatar:

CDN Comunicação – [email protected]
+55 (11) 3643-2906
+55 (11) 3643-2981
 

Para assessoria de imprensa da NXTLEVVEL, favor contatar:
Steve Block – +1-989-859-2309 ou [email protected]