Amyris anuncia resultados pré-clínicos positivos para a plataforma de vacina de RNA COVID-19

Califórnia, 22 de fevereiro de 2021 – Amyris, Inc., uma empresa líder de biotecnologia sintética ativa nos mercados de Saúde Limpa e Beleza por meio de suas marcas de consumo e um dos principais fornecedores de produtos sustentáveis e naturais ingredientes, anunciou hoje dados preliminares altamente promissores em um estudo pré-clínico de sua plataforma de vacina de ácido ribonucleico (RNA) COVID-19, bem como o potencial para lidar com os desafios atuais de fabricação, aumento de fornecimento e armazenamento refrigerado e distribuição.

Em 22 de outubro de 2020 , a Amyris anunciou que celebrou um acordo de colaboração e licença exclusiva com o Infectious Disease Research Institute (IDRI) para promover uma nova plataforma de vacina de RNA, incluindo o desenvolvimento de uma vacina COVID-19.

Dados preliminares de um estudo pré-clínico da plataforma de vacina Nanostructured Lipid Carrier (NLC) do IDRI demonstraram um nível significativo de produção de anticorpos contra a proteína spike COVID-19 usando uma vacina de RNA auto-adjuvante. Os resultados foram consistentes com dados semelhantes publicados pela Moderna e Pfizer/BioNTech em suas respectivas tecnologias de RNA mensageiro. A plataforma Amyris/IDRI avançará para a fase 1 dos ensaios clínicos com o apoio do governo português e outras parcerias.

Espera-se que a tecnologia de plataforma de RNA da Amyris/IDRI ofereça vantagens de fabricação, armazenamento e distribuição para o uso e desenvolvimento de vacinas futuras e para abordar a evolução contínua do SARS-CoV-2 (COVID-19) e outras pandemias potenciais.

Aumentar a produção de substâncias que antes eram de nicho, como nanopartículas de lipídios para uma vacina global, está entre os desafios mais complexos para o aumento da fabricação e distribuição de vacinas. A plataforma de RNA da Amyris/IDRI não usa componentes de fonte difícil, mas, em vez disso, usa lipídios e detergentes disponíveis comercialmente. Um desses lipídios é o esqualeno de cana-de-açúcar sustentável da Amyris, que substituiria o uso do tradicional esqualeno derivado de tubarão nas vacinas.

Algumas das vacinas de mRNA atuais usam uma nova metodologia de tecnologia de microfluidos para a qual há capacidade limitada de fabricação. O processo de fabricação da plataforma Amyris / IDRI é projetado com uma tecnologia de emulsão de óleo em água bem estabelecida que já é usada em vacinas comercializadas.

As vacinas atuais de mRNA COVID-19 apresentam desafios de armazenamento e distribuição devido à necessidade de uma rede de frio profunda para manter as vacinas em temperaturas suficientemente baixas, o que compromete o acesso universal à distribuição da vacina. A plataforma de RNA da Amyris/IDRI demonstra a adaptabilidade de um sistema de entrega de vacina de RNA NLC sem reduzir a eficácia do RNA. Isso resulta em uma vacina que pode ser armazenada por um período prolongado em temperaturas de geladeira e por vários meses em temperatura ambiente e, portanto, tem o potencial de melhorar significativamente a distribuição de vacinas de resposta à pandemia, particularmente em locais com poucos recursos.

“Acreditamos que a tecnologia de RNA é o futuro das vacinas. Uma vacina COVID-19 de segunda geração será muito necessária para resolver os gargalos da cadeia de abastecimento atual e de aumento de escala de fabricação e para melhorar a acessibilidade e implantação global, incluindo para países com recursos limitados da cadeia de abastecimento,” disse John Melo, Presidente e CEO da Amyris. “Precisamos de uma tecnologia pronta para pandemia de resposta rápida para enfrentar a atual crise global causada pelo COVID-19 e variantes emergentes do vírus, bem como para estarmos preparados para qualquer futura pandemia. Queremos fazer parte da solução e acreditamos que a plataforma da Amyris/IDRI pode enfrentar muitos dos desafios atuais. Estamos em discussões ativas sobre o financiamento não dilutivo de longo prazo do governo para permitir o aumento da produção nos EUA de nossa vacina de RNA e de nosso semi- produção de esqualeno sintético. Este é um grande exemplo do poder de nossa plataforma de biologia sintética, que nos permite continuar a nos concentrar em nos tornarmos uma das empresas líderes mundiais em saúde e beleza, impulsionadas pela ciência e pela sustentabilidade para um planeta mais saudável.”

Sobre a Amyris 

Amyris é líder em ciência e tecnologia em pesquisa, desenvolvimento e produção de ingredientes sustentáveis para os mercados de saúde e beleza limpa e sabores e fragrâncias. A Amyris usa uma gama impressionante de tecnologias exclusivas, incluindo aprendizado de máquina de última geração, robótica e inteligência artificial. Nossos ingredientes estão incluídos em mais de 3.000 produtos das principais marcas do mundo, alcançando mais de 200 milhões de consumidores. A Amyris tem orgulho de possuir três marcas de consumo – todas construídas em torno de sua promessa No Compromise ® de ingredientes limpos: Biossance ®  clean beauty skincare, Pipette ®  clean baby skincare e Purecane ™, um adoçante sem calorias derivado naturalmente da cana-de-açúcar.

Para mais informações, visite: www.amyris.com .

Declarações Prospectivas

Este comunicado contém declarações prospectivas e quaisquer declarações que não sejam de fatos históricos podem ser consideradas declarações prospectivas.

Essas declarações prospectivas incluem, entre outras coisas, declarações relacionadas aos planos da Amyris de prosseguir com os testes clínicos de fase 1 e seu tempo; expectativas em relação às vantagens de fabricação, armazenamento e distribuição da plataforma de vacina de RNA da Amyris/IDRI em relação às vacinas existentes; o potencial da plataforma de vacina de RNA para melhorar significativamente a distribuição de vacinas de resposta à pandemia e enfrentar os desafios atuais das mesmas; e potencial recebimento de financiamento para aumentar a produção de uma vacina de RNA após a conclusão dos testes clínicos e aprovação regulatória.

Estas declarações são baseadas na gestão de expectativas atuais e resultados reais e, eventos futuros podem diferir materialmente devido a riscos e incertezas, incluindo riscos relacionados a atrasos ou falhas no desenvolvimento, aprovação regulatória, produção e comercialização de produtos; riscos relacionados à dependência da Amyris de terceiros (inclusive na cadeia de suprimentos); A liquidez e capacidade da Amyris de financiar despesas operacionais e de capital; e outros riscos detalhados de tempos em tempos nos registros que a Amyris faz com a Comissão de Valores Mobiliários, incluindo Relatórios Anuais no Formulário 10-K, Relatórios Trimestrais no Formulário 10-Q e Relatórios Atuais no Formulário 8-K.

A Amyris se isenta de qualquer obrigação de atualizar as informações contidas nessas declarações prospectivas, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou de outra forma.

Amyris, o logotipo da Amyris, No Compromise, Biossance, Pipette e Purecane são marcas comerciais ou marcas registradas da Amyris, Inc. nos Estados Unidos e/ou outros países.

Fonte: Amyris, Inc.