ABBI promove encontro de associadas e BNDES sobre edital para fomento de combustíveis sustentáveis para aviação e navegação

O Comitê de Fomento da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) organizou reunião, na manhã desta terça-feira (3), com associados e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para tratar do fomento à produção de combustíveis sustentáveis para aviação e navegação. O encontro teve a presença do gerente do Departamento de Biocombustíveis do BNDES, Artur Yabe Milanez, e foi conduzido pelo gerente de Sustentabilidade, Descarbonização e Novas Tecnologias da ABBI, Tiago Giuliani.

Recentemente, o BNDES e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) publicaram chamada pública que visa fomentar Planos de Negócios que contemplem investimentos na produção e no desenvolvimento tecnológico de combustíveis sustentáveis estratégicos para aviação (Sustainable Aviation Fuel – SAF) ou para navegação. O objetivo é incentivar a cooperação empresarial e fortalecer os primeiros empreendimentos.

Poderão participar as empresas brasileiras que produzem combustíveis ou que realizam atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. O plano de negócios poderá apresentado individualmente ou de forma consorciada, sendo, inclusive, positivo para avaliação que os consórcios contem com empresas fornecedoras de insumos, equipamentos e tecnologias, ou demandantes do produto final, desde que seja liderado por empresa produtora do biocombustível. O orçamento previsto é de até R$ 6 bilhões.

Artur Yabe fez um convite para que todos participarem de evento paralelo à Iniciativa de Bioeconomia do G20, que ocorrerá no próximo 12 de setembro, para discutir aspectos positivos dos biocombustíveis e demonstrar sua importância como política de descarbonização de baixo custo.

Para saber mais informações e se inscrever, acesse: https://web.bndes.gov.br/pesquisa/index.php/626355?newtest=Y&lang=en