ABBI marca presença em encontro preparatório para reunião do G20 sobre transições energéticas

A Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) participou do evento “Diálogo G20 – Transições Energéticas”, realizado em Brasília nesta quarta-feira (28/8). O evento, aberto pelo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, abordou o fortalecimento da indústria verde como um caminho para o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda no Brasil.

Durante o encontro, foram discutidos temas prioritários do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas (GT) do G20 Brasil 2024, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia. O objetivo é auxiliar na formulação do documento final, que será debatido em Foz do Iguaçu, de 30 de setembro a 4 de outubro.

Sob a presidência brasileira do G20, o GT tem se concentrado na promoção de uma transição energética justa e inclusiva, no acesso ao financiamento, especialmente para países em desenvolvimento, e na importância de uma abordagem integrada para combustíveis sustentáveis.

A ABBI e suas associadas têm participado ativamente das discussões, contribuindo com suas perspectivas e experiências para avançar na agenda de transição energética. Tiago Quintela Giuliani, especialista em Sustentabilidade, Descarbonização e Novas Tecnologias da ABBI, destacou os desafios enfrentados pelos biocombustíveis no cenário global:

“A adoção de biocombustíveis pelos países membros do G20 ainda está aquém do necessário para uma transição energética eficaz e para atender às metas do Acordo de Paris, visando ao net zero até 2050. Além disso, as barreiras tarifárias e não tarifárias permanecem como fatores limitantes significativos, impedindo a expansão e a adoção mais ampla dos biocombustíveis. É fundamental que os países do G20 tenham um plano de ação efetivo para a produção e consumo no mundo, para que possamos expandir em três vezes o consumo de biocombustíveis, conforme projetado pela Agência Internacional de Energia para 2030”, destacou.

Saiba mais sobre a iniciativa:
O “Diálogo G20 – Transições Energéticas” faz parte de uma série de encontros preparatórios para a Reunião Ministerial do GT de Transições Energéticas do G20, que será realizada em Foz do Iguaçu (PR) em outubro deste ano.