ABBI apoia plano de reestruturação da carreira do INPI

A Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) enviou ofício à Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP), Esther Dweck, ressaltando a importância da reestruturação do Plano de Carreiras e Cargos do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (PCCINPI). A solicitação está embasada em nota técnica do instituto.

No documento, a ABBI aponta a necessidade de um INPI eficiente para atender às demandas crescentes e complexas da comunidade científica e empresarial. Conforme nota técnica, a reestruturação do PCCINPI é fundamental para agilizar e melhorar a qualidade do processamento dos pedidos de patentes, reduzir prazos e custos, e promover um ambiente favorável à inovação.

De acordo com o presidente-executivo da ABBI, Thiago Falda, a iniciativa permitirá ao INPI fortalecer o Sistema Nacional de Propriedade Intelectual (SNPI) e contribuir para o progresso tecnológico, econômico e social do Brasil.

A entidade acredita que essas mudanças impulsionarão a bioeconomia avançada, posicionando o país como um líder global no setor.