Bioeconomia no G20: balanço e perspectivas

Na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) debaterá, com representantes dos setores público e privado, a “Bioeconomia no G20: balanço e perspectivas”. O evento tem como intenção traçar o contexto, perspectivas e apontar soluções para os principais temas em debate na Iniciativa em Bioeconomia do grupo das vinte maiores economias do mundo. A atividade está marcada para terça-feira, 4 de junho, a partir das 9h, em Brasília, e terá transmissão ao vivo pelo canal da ABBI no YouTube.

O debate terá início com exposição do coordenador da Iniciativa e secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, embaixador André Corrêa do Lago. Haverá ainda exposição do presidente do Conselho Diretor da ABBI, Willian Yassumoto; do presidente executivo, Thiago Falda; e do presidente da Frente Parlamentar da Bioeconomia, deputado federal Aliel Machado (PV-PR).

“Ao reunir especialistas em múltiplas áreas e setores da economia, a ABBI tem a intenção de convergir experiências, conhecimentos e visões em prol do aperfeiçoamento da proposta que o Brasil levará à reunião do G20, em novembro, para incentivo à bioeconomia em todo mundo”, explica Falda.

Programação
O primeiro painel, “Balanço, desafios e perspectivas do Brasil nos debates da Iniciativa de Bioeconomia do G20”, terá as presenças dos secretários nacionais de Bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Carina Pimenta; e de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Rodrigo Rollemberg; do gerente de Inovação e Tecnologia da Basf, Rony Sato; e do professor da Fundação Getulio Vargas, Daniel Vargas.

No segundo painel, “Balanço, desafios e perspectivas do Brasil nos debates da Iniciativa de Bioeconomia do G20”, estão previstas as participações do diretor do Departamento de Programas Temáticos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Leandro Pedron; do diretor do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária do Ministério da Agricultura, Alessandro Cruvinel; do pesquisador e ex-presidente da Embrapa Maurício Lopes; e do diretor de Relações Governamentais da Suzano, Leonardo Mercante.

Bioeconomia
Além do debate sobre o G20, a ABBI também estará presente na audiência pública que discutirá a Política Nacional de Bioeconomia, na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, na quarta-feira, 5 de junho, a partir 9h30. O encontro terá transmissão on-line pelo canal da Câmara no YouTube.

No mesmo dia, às 18h, a ABBI e a Frente Parlamentar Mista pela Inovação na Bioeconomia lançarão a agenda legislativa da bioeconomia. Na ocasião, serão apresentados os principais projetos ligados à bioinovação em tramitação no Congresso Nacional e as prioridades do setor.

Serviço
Debate Bioeconomia no G20: balanço e perspectivas

Quando: 4/6, das 9h às 12h.
Local: BHotel, Brasília
Transmissão: https://www.youtube.com/live/Q9L8eekhq80

Audiência Pública – Política Nacional de Bioeconomia
Quando: 5/6, às 9h30
Local: Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados
Transmissão: www.youtube.com/camaradosdeputadosoficial

Lançamento da Agenda Legislativa da Bioeconomia
Quando: 5/6, às 18h
Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados