Espaço Bioinova acontece durante 32º Congresso Brasileiro de Microbiologia

Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras (SENAI CETIQT), o Sebrae e o Iguassu Valley promoverão, em 18 e 20 de outubro de 2023, mais uma edição do Espaço BioInova, dedicado à promoção de inovações em bioinsumos. Desta vez, as atividades ocorrerão dentro do 32º Congresso Brasileiro de Microbiologia, em Foz do Iguaçú (PR), e terão transmissão ao vivo pelo Canal do Mapa no Youtube.

Nesta edição, serão oferecidos workshops, mesa redonda, painel interativo e matchmaking tendo como foco o empreendedorismo e a inovação em bioinsumos. A iniciativa tem como objetivo promover a conexão entre academia, mercado e empreendedores ligados ao setor e criar um ambiente para empresas, ICTs, startups e estudantes envolvidos na pesquisa e produção de bioinsumos, apresentem pesquisas, competências e responderem aos desafios e problemas propostos.

A atividade terá início com o workshop “Pesquisar, inovar e empreender: saiba como iniciar seu negócio inovador a partir do seu capital intelectual”, com Elaine Peinado (Sebrae e Iguassu Valley). A apresentação está marcada para 18/10, a partir de 14h. Dois dias depois, terá vez mesa redonda, conferência, painel interativo e espaço de matchmaking.

Dia 20 de outubro, às 16h30, será a vez do Painel Interativo de Bioinsumos. Serão ofertados dois painéis. O primeiro será o de “Inovação Aberta e Desenvolvimento Sustentável”, com Valéria Martins (Mapa), Marcos Puppin (ABBI), Arthur Prudêncio (SBM), Luana Nascimento (ISI em Biossintéticos e Fibras), Rodrigo Cano (SENAI CETIQT) e Joaquim Dias Nogueira (Mapa) . O segundo, será “Pesquisa e Transferência de Tecnologia para Agropecuária”, com Mariangela Hungria (Embrapa Soja), Italo Delalibera Jr. (Esalq USP), Bella Giselly (Biotec4life) e Luana Nascimento (ISI em Biossintéticos e Fibras) e Rubens Arlindo (Coopavel).

Às 19h, terá início o Espaço de Matchmaking da Rede de Inovação em Bioinsumos, espaço para troca de experiências, construção de networking e conexões. O Espaço Bioinova faz parte do Projeto de Cooperação Técnica Internacional para a “Modernização da Gestão Estratégica do Mapa para aperfeiçoar as políticas públicas de promoção do desenvolvimento sustentávelsegurança alimentar e competitividade do agronegócio”, apoiado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura – IICA (PCT/BRA/IICA/16/001).

Acesse o Espaço BioInova na programação do 32º CBM e na página da Rede de Inovação em Bioinsumos do Mapa.