A COP27 e as contribuições da biotecnologia para um mundo carbono neutro

Por William Yassumoto¹

Todos nós estamos vivendo e sentindo as mudanças intensas no clima. Sabemos dos impactos que os combustíveis fósseis geram nos ciclos climáticos naturais do planeta, contribuindo para o aquecimento global, além de outros fenômenos como desertificação, incêndios florestais, elevação do nível do mar e extinção de espécies.

Ainda assim, o mundo é baseado em paradigmas que têm como base o combustível fóssil. Em 2020, a energia gerada a partir de fontes fósseis recebeu 70% dos subsídios globais para o setor, e apenas 20% desses subsídios foram destinados às fontes renováveis de energia. Para que realmente tenhamos um avanço nas metas de redução de emissões de gases de efeito estuda, o mundo precisa acelerar rumo a uma sociedade neutra em carbono.

Esse e outros tópicos foram amplamente debatidos na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP27), que este ano aconteceu no Egito. O encontro reuniu representantes dos 196 países que assinaram o Acordo de Paris para reforçar o compromisso desses líderes com as metas de descarbonização. A Novozymes esteve presente no evento com a participação de nossa CEO global, Esther Baiget, e um time de especialistas da empresa para trabalhar com stakeholders de diversos setores, indústrias e comunidades a fim de garantir que deixemos um planeta saudável e viável para as próximas gerações.

Como companhia, apoiamos medidas que visam reduzir a emissão dos gases de efeito estufa. Entendemos que a sociedade precisa de mais alimento, energia e ação e acreditamos que a biotecnologia é parte fundamental da solução para o desenvolvimento sustentável.

Em Glasgow, os líderes mundiais assumiram compromissos claros para limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius e aumentar a solidariedade entre os países para garantir a ação climática para todos. Para transformar os compromissos de Glasgow em ações e cumprir o Acordo de Paris, devemos trabalhar juntos – setores públicos e privados, indústrias, comunidades e países.

A Novozymes vem fazendo a sua parte e cumprindo com seus compromissos. Junto com parceiros das cadeias de valor nas quais atuamos, trabalhamos para reduzir as emissões nos âmbitos 1, 2 e 3 e estamos a caminho de alcançar nossa meta de ser uma empresa carbono neutra até 2050.

Nossas metas de redução de emissões foram renovadas pela iniciativa Metas Baseadas na Ciência (SBTi). Fazemos parte de uma restrita lista de empresas que estão comprometidas com o novo padrão do SBTi para metas de neutralidade em carbono até 2050, verificadas pela Iniciativa. Até 2030 a Novozymes reduzirá as emissões absolutas de CO² em sua operação em 75% e as emissões absolutas de CO² de sua cadeia de abastecimento em 35%. Até 2050, a Novozymes alcançará a meta de ser carbono neutra.

Soluções baseadas em biotecnologia são parte da resposta a alguns dos maiores desafios do mundo. Elas nos permitem imaginar um mundo carbono neutro, no qual indústrias e comunidades tiram o máximo proveito de matérias-primas e recursos. Muitas das soluções já existem e têm um potencial de crescimento sustentável enorme. Mais de 85% das vendas da Novozymes em 2021 foram geradas a partir de soluções que reduzem o uso de recursos fósseis, permitem que a agricultura e os setores alimentares produzam mais com menos e possibilitam uma melhor saúde em todo o mundo.

As empresas têm um papel de extrema relevância nos objetivos estabelecidos pela COP27, mas o esforço conjunto deve necessariamente envolver o poder público. Por isso apoiamos o desenvolvimento e implementação de políticas de precificação de carbono e incentivos à energia renovável como soluções fundamentais para uma transição econômica mais verde.

Entendemos que o Brasil tem uma posição essencial nessa discussão. Por ter uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, pela vanguarda no desenvolvimento e apoio ao uso de biocombustíveis e pela vasta biodiversidade, o Brasil pode e deve atuar como líder nessa discussão.

A forte presença da indústria brasileira na COP27, e em edições anteriores, segue mandando a mensagem de que o setor privado está preparado e quer uma transição sustentável para uma economia independente de substâncias de alta intensidade emissora de carbono.

Os líderes mundiais devem transformar suas palavras em ações e cumprir com seus compromissos climáticos. As empresas, governos e sociedades civis devem ser ambiciosos e trabalhar juntos para encontrar as melhores soluções para nosso futuro comum. A única maneira de avançar é por meio de esforços coordenados e coletivos. A pandemia global da covid-19 e as restrições nas cadeias de abastecimento têm enfatizado como as nações e a indústria estão interconectadas. A crise climática exige uma colaboração ainda maior.

Não vamos parar por aí. A Novozymes está pronta para trabalhar com as partes interessadas globais e locais para garantir um planeta saudável e sustentável para todas e todos nós.

¹William Yassumoto é presidente regional da Novozymes para a América Latina e presidente do Conselho da ABBI.